domingo, 5 de janeiro de 2014

O que a Globo não mostra.

No ano de 2013 as Organizações Globo receberam severas críticas por sua postura no período dos protestos que aconteceram em todo o Brasil. Detentora do canal de maior audiência, dos sites de maior acesso, do jornal de maior leitura, é correto dizer que o grupo Globo consegue manipular todo o país da maneira que lhe convém, isso foi inclusive tema de um famoso documentário censurado no Brasil (Por que será?).
Hoje, 4 de Janeiro de 2014, foi um dia muito significativo para o Futebol Americano no Brasil. Em primeiro lugar, o Ministério dos Esportes declarou este como sendo o dia oficial do esporte no país. Um ato muito bem-visto, uma vez que o futebol americano é o esporte coletivo que mais cresce por aqui, alcançando audiências significativas. Para se ter uma noção, salvo engano, o Super Bowl só perde em audiência para a final da UEFA Champions Leagues nos canais que transmitem NFL no Brasil (Esporte Interativo e ESPN).
Além disso tudo, o dia de hoje foi marcado por uma das maiores viradas da história dos playoffs da NFL. Depois de estarem erdendo por 28 pontos, o Quarterback Andew Luck e o Indianapolis Colts conseguiram ganhar a partida contra o Kansa City Chiefs. O jogo foi tão emocionante que fàs da NFL de outros times comentavam em êxtase nas redes sociais e uma notícia sobre a partida foi parar até na capa do site da Globo, mas não muito da maneira que a maioria gostaria.


O futebol americano NUNCA foi capa desse site, nem mesmo depois de Super Bowls. Por que esse interesse tão repentino em falar sobre esse esporte, e principalmente, por que noticiar sobre uma lesão (que não foi nem tão seria) ao invés do resultado do jogo? Há uma semana, o SporTV tem veiculado quase diariamente um documentário chamado "League of Denial", onde são abordados temas como lesões cerebrais constantes na NFL, a violência no esporte e a negligência com qual tudo isso é tratado.  
Clique na foto para ler melhor a notícia
É tudo tão bizarro que beira a hipocrisia. Em primeiro lugar pela manchete exagerada "colega de 150kg", como se na NFL só existissem monstros gigantes, obesos e burros! A matéria é ainda mais bizarra, ao simplesmente ignorar o jogo e focar em lesões ao invés da partida. Quem assistiu ao jogo sabe que o RB Jaamal Charles se machucou de maneira até curiosa, batendo a cabeça contra o chão, e que o número de jogadores machucados foi um fato ímpar, sendo até comentado pelos narradores. 
Volte à imagem e repare na manchete que está ao lado direito dessa sobre NFL, mostra um lutador de UFC dando um soco na cara de um "colega". Quem tem mais de 20 anos deve lembrar que a Globo praticante de lutas, principalmente o Jiu-Jitsu, na década de 90 e início dos anos 2000, como marginais, violentos e que só aprendiam a arte marcial para arrumar confusões nas ruas. A cultura do "PitBoy" só foi substituída há pouco tempo, quando estourou a febre do Anderson Silva no UFC e subitamente eles viraram "os gladiadores do terceiro milênio".
Enquanto ESPN e Esporte Interativo ganham muita audiência com os jogos, a Globo sofre com o crescente (mas já habitual) desinteresse pelos esportes transmitidos por eles, como Stock Car e Triatlo. Para a Globo não é interessante transmitir um esporte complexo e onde uma partida pode durar até quatro horas, e é menos interessante ainda que outro canal seja bem sucedido transmitindo esse esporte. Portanto, é melhor criticá-lo e rezar para que a ignorância popular ache que o esporte é uma barbárie medieval.
No segundo semestre de 2012, o SporTV comprou os direitos de transmissão da Liga de Futebol Americano, um projeto que faliu antes mesmo de sair do papel. Uma das condições para a transmissão dos jogos era que eles durassem pouco mais de duas horas, e seu fracasso marcou a última chance da Globo de usufruir de alguma forma com o crescimento do esporte no Brasil. Isso explica muita coisa, não é mesmo?
Nós, que gostamos e conhecemos o esporte, temos um dever de mostrar o outro lado do futebol americano para aqueles que não conhecem. Portanto, convide alguém pra assistir um jogo com você, compre uma bola e brinque com aquele seu priminho ou o ensine a jogar Madden no videogame, procure a história bonita de um jogador e mostre para seus amigos (Filme não falta, como "We Are Marshall", "Invincible", "Brian's Song", "The Express", "The Blind Side").
Jogadores de USC e Penn State rezam juntos após uma partida

O futebol americano tem seus problemas, assim como o futebol da bola redonda, o MMA, a natação, o basquete, o baseball, o hockey, o rugby... Hipocrisia é querer fazer com que um dos esportes mais democráticos, inteligentes e desafiadores seja visto como uma violência sem fundamentos. 

76 comentários:

  1. Sensacional... mais Futebol Americano e menos Globo.

    ResponderExcluir
  2. FA se mostrando um esporte superior sempre !!!

    ResponderExcluir
  3. Mas se ela não fizesse isso, ela não seria a globo que todos conhecemos, afinal vindo dela não é nenhuma surpresa.

    ResponderExcluir
  4. Mano depois que eu cresci comecei a perceber que perdi muito tempo da minha vida assistindo uma porra de uma emissora que quer mandar no gosto das pessoas e ñ consigo acreditar que a emissora com mais aldiencia no brasil passa +de 5 horas de novela diariamente.

    ResponderExcluir
  5. futebol americano é um esporte de homem, pois traz a velcidade e a força, aliado a uma incrível estratégia

    ResponderExcluir
  6. Observações:
    1º) O futebol americano é um esporte popular nos ESTADOS UNIDOS e um pouquinho em alguns outros países.
    A predominância desse esporte hostil vem dos norte-americanos. O resto do planeta tem como favorito o futebol, esporte sagaz, de velocidade, coletividade, astúcia e estratégia.
    2°) Culpar a Globo é muito simples, vez que ela é o único canal de televisão nesse país, né? rs.
    E por que não reivindicarem ao SBT, RedeTv!, Record, etc.?
    O tempo televisivo é muito caro e desperdiçar quatro horas da televisão assistindo um esporte muito pouco popular demandaria muito dinheiro para as emissoras.
    É totalmente inviável.
    3°) O Brasil não tem estrutura para o futebol americano. Aqui não tem time que presta.
    4°) Parem de babar ovo para os norte-americanos. Quanta babaquice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1º) O fato do Futebol Americano ser popular nos EUA, e no resto do mundo, o esporte popular ser o futebol, simplesmente não agrega valor nenhum à discussão. Muitos países importantes pelo mundo não tem Football ou Futebol como esporte favorito, e a maioria dos que curtem FA aqui no Brasil, tbm gostam do Futebol com a bola redonda.

      2º) A Globo é a que detém o maior poder de mídia (nisso inclui tv, rádio, e internet). A gente não vê essas táticas da Globo, serem empregadas por outros grupos e outras emissoras daqui do Brasil.
      A Band nos anos 90 tentou uma maior aproximação com esse esporte, e nunca deixou de lado o FA, chegando a transmitir por muitos anos a maior competição, através de seu canal pago (Bandsports).
      O fato de transmitir 3 ou 4 horas de Futebol Americano pode ser um projeto muito audacioso, mas começar a apresentar programas q tragam conhecimento ao público, depois compactos de alguns jogos, já faria com q a audiência aumentasse, e anunciantes aparecessem.

      3º) O Brasil não tem estrutura pra Futebol Americano, assim como não tem estrutura pra muitos outros esportes, inclusive até mesmo o próprio futebol. O número de times que conseguem arcar com suas despesas, é mínimo, e muitos times estão onde estão, depois de vários acordos políticos com Federações Estaduais, Confederação Brasileira, e... A GLOBO!
      A estrutura (ou falta de) pra se praticar um esporte, ou fazer com que o mesmo tenha sucesso, é muito mais politicagem do que gosto popular mesmo.

      4º) Falou ow brasileiríssimo! Quer exaltar patriotismo, volta pro tempo da ditadura!

      Excluir
    2. Esse Rafael é tão alienado que, sendo ele americano, é "antiamericano", comprando a ideia imperialista dos EUA que se autointitula "América".
      É tão antiamericano que escreve a seguinte asneira: "2°) Culpar a Globo é muito simples, vez que ela é o único canal de televisão nesse país, né? rs.". A rede de tv brasileira mais pró EUA da América Latina, que apoiou uma ditadura militar no Brasil arquitetada pelos EUA.
      Enfim, não vou perder meu tempo com um alienado, vou assistir os playoffs. #NFL

      Excluir
    3. Concordo plenamente com o que o Rafael Anti-americano disse!

      Excluir
    4. RIQUE, deixa de ser sem noção. Pra ser patriota, gostar do meu país, apesar de seus defeitos, querer melhorá-lo, querer ver a evolução das coisas próprias da terra, preferir as coisas daqui do que as de lá, é querer voltar ao tempo da ditadura? Deixa de ser mané.

      País de primeiro mundo que chegou a esse nível explorando países pobres, de terceiro mundo, como nós. Vive de seu poderio, se achando melhor que o resto do planeta, usando seu armamento tecnológico contra nós o tempo inteiro e deixando a imagem de super-herói para os desinformados.

      Anda assistindo FA demais e lendo de menos. Muda de canal, meu chapa.

      Excluir
    5. RAFAEL FARIAS, como foi sem noção seu comentário. rs
      Antiamericano do meu nickname não se refere a todo continente da América.
      Tá pior que o RIQUE. Puts! Ter que explicar isso pra juvenil é foda.

      Quanto a questão da Globo ou de outras emissoras não quererem fazer tal transmissão, lembre-se que o caminho da internet é LIVRE.
      Tem mais gente no Facebook do que na frente de uma televisão.

      Façam um grupinho e comecem a transmitir os jogos. Já que o esporte é puro sucesso, invistam dinheiro pesado. rsrs
      Vai valer a pena, não?

      E por ter me referido a Globo, não se engane que eu queria defendê-la. Talvez goste menos dela do que você, mas tô cansado dessa crença em "manipulação televisiva". Só quem não é bem informado que se deixa levar pela mídia, não sabe peneirar a verdade do sensacionalismo.

      Cresce, amadurece, vira homem e depois senta aqui pra conversar.
      Abs, meu jovem!!!

      Excluir
    6. Uau, ele eh antiamericano, deve ate ter ido pro exército por ser tao patriota.... que cara mais descolado.

      Meu deus, como se gostar de futebol americano eh ser baba ovo de americano, mas msm assim acho q eles estao muito na frente de nos, simplismente pelo falo que la a educaçao na escola ate a universidade é totalmente prioritario, tanto que pra todos os jogadores de NBA, NFL, MLB tem q ter notas para poder jogar..aqui no brasil já... as crianças largam a escola pra jogar nosso futebol totalmente manipulado pela CBF

      Excluir
    7. Deveria ser mais informado, meu caro UNREAD.
      Aqui no Brasil o incentivo do esporte está associado ao esporte.
      Não é admissível nos esportes o desvínculo do colegial para a prática de modalidades desportivas em instituições registradas e certificadas.
      Essas escolinhas de base, tanto no futebol, quanto na ginasta, quanto no basquete, natação, atletismo ou qualquer modalidade, não se permite que o atleta deixe de frequentar as aulas e é sim exigido a aprovação do ano letivo.

      E não se engane com aquele país. Aqui nosso ensino público superior é gratuito, lá um curso universitário, ainda que em universidades públicas, custam mais caro que muitos de nossos cursos superiores privados.

      Qualidade melhor? Sim. Todos lá podem fazer faculdade? Não! Não mesmo.

      Excluir
    8. Cara ta pra nascer uma pessoa mais alienada e estupida que o "Antiamericano", chamar o FA de "esporte hostil" ja mostra o idiota que voce é, procure conhecer alguma sobre o esporte primeiro antes de falar alguma coisa. Esse "o resto do planeta prefere futebol" se restringe a Brasil,Inglaterra,França,Italia,Espanha e Portugal, porque no resto do mundo temos varios outros esportes que sao bem mais populares, aqui vai alguns exemplos: Nova Zelandia, Australia, Africa do Sul, Pais de Gales e por ai vai, tem o Rugby como esporte favorito, o Canada pouco se ferra pelo futebol, o esporte deles é o Hockey, a exemplo dos russos, na Costa Rica e Porto Rico o esporte mais popular é Baseball.
      E se voce chama alguns de "baba ovo" eu chamo voce de babaca alienado mesmo, pq defende EXCLUSIVAMENTE A GLOBO, voce nao é um patriota, é um idiota que ta defendendo o maior circo do brasil, a maneira que o governo usa pra esconder a corrupçao, se voce defende isso, deve ser algum daqueles que comemorou quando a copa veio pro brasil, quando na verdade isso foi uma das piores tragedias na nossa historia.
      E outra coisa, SIM , quem é fã de FA de verdade tem que reclamar só com a Globo, pois a 20 anos atras (antes de eu nascer inclusive) a Band transmitia jogos da NFL e NBA, a Record ja fez algumas materias falando bem do FA, e a RedeTV tbm ja transmitiu alguns jogos da NFL, e agora temos um canal aberto que transmite jogos da NFL toda semana, então sua ovelha da Globo, fique aqui defendendo o Brasil, gaste 35% do seu salario em impostos pra nao ter quase nada de volta, onde o "incentivo ao esporte"é quase nulo, nao sei de onde voce tirou que que atletas menores de idade precisam se manter na escola e passar de ano, só na FME da minha cidade tem mais de 30 atletas que rodaram e que nunca se interessaram pela escola jogando campeonatos estaduais.
      Voce é o tipo de pessoa que da cancer no Brasil, hoje milhoes de brasileiros estao felizes pelo fato de termos 1 jogador na NFL, 12 na NBA e 3 na MLB e com certeza isso só vai aumentar, e voce ?? nada vai poder fazer, porque a cada dia a manipulaçao da Globo e do Governo brasileiro só diminui, e voce, que fala "SEJA A DIFERENÇA NO MUNDO" vai morrer sem fazer absolutamente nenhuma diferença no mundo.
      #ficaadica conheça sobre o assunto antes de falar. ok ??

      Excluir
    9. MARCUS, gosto da Rede Globo tanto quanto você. Então desencana com esse papinho de que eu defendo a emissora. Ela é a principal referência de mídia no nosso país, por isso enfatizei. No mais, ela e as outras emissoras, bem como as revistas, rádios, etc., têm suas manipulações, têm seu sensacionalismo, têm suas falcatruas, mas também têm seu entreterimento positivo, sua informação, etc. Viver sem contato com qualquer veículo da mídia é impossível, principalmente o canal virtual da internet. O que se tem que fazer é saber peneirar e não deixar se levar pela enganação.

      Lembre que na INTERNET todos somos livres. Faça sua transmissão virtual da liga de FA por aqui. Monte um site. Apoio totalmente. Vai ser puro sucesso. rs

      Quanto a popularidade dos esportes, esse link abaixo encerra as discussões:

      http://extratime.uol.com.br/qual-o-esporte-mais-popular-em-cada-parte-dos-estados-unidos/

      Excluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    11. caro rafael me desculpe cara mas assistir um esporte americano não é babar ovo dos estados unidos, e ao contrário do que você falou o FA é requer sagacidade e coletividade tanto quando nosso querido futebol, sem ressaltar também que é muito melhor legislado que o futebol da bola redonda, sem favorecimento de times, sou obrigado a lembrar do "tapetão" que fizeram para o fluminense esse final de ano, e no caso de "desperdiçar" o tempo com o FA é bom lembrar que no horário das 16 horas no domingo, emissoras como ESPN e Esporte iterativo que transmitem o futebol da bola oval possuem mais audiência que canais como PFC e SPORTV que transmitem nosso futebol "tradicional".

      Excluir
    12. ta "serto" cara, um grafico que tem titulo "qual o esporte mais popular em cada parte dos estados unidos" mostra o mapa mundi, Beleza agora volta pro assunto Futebol Americano onde vc fala merda atras de merda, e não vem com essa de "todos somos livres" pq na vida real voce nunca pagaria de machao assim discutindo com todo mundo que ta te criticando.
      Desde quando eu vivo sem contato de midia ?? só pq eu nao pago pau pra Globo e não assisto mais o conteudo nojento e escroto das grandes da TV aberta nao significa nada, alias sou muito grato por ter TV paga em casa pq me livra de ser alienado e encarar um esporte como "hostil e violento".
      A maneira como voce fala de qualquer esporte, alem do futebol, é tão ridicula que só mostra o quão ignorante voce é ( no sentido literal da palavra se vc souber) definir MMA como "machos se agarrando de shortinho" é o argumento mais feminino que existe. Cara serio mesmo, esquece esse texto aqui, vai ver sua novela com a sua "namorada" (a mesma do Manti Te'o) que voce ganha muito mais

      Excluir
    13. Rafael, se você odeia tanto os Estados Unidos, saia da internet (uma invenção americana), desfaça-se do seu PC (uma invenção americana), vá plantar mandioca no meio da Amazônia e pare de encher o saco dos outros. Comunistinha idiota!

      Excluir
  7. /\ parei de ler em ''futebol, esporte sagaz, de velocidade, coletividade, astúcia e estratégia.''
    sério isso companheiro ? quer um esporte mais estratégico e coletivo do que o Futebol Americano ? pelo seu nome "Rafael Antiamericano" e por comentários boçais igual este seu, eu já vi que nunca parou pra ver um jogo de futebol americano inteiro na sua vida, ou muito menos parou pra entender as regras, tanto que considera o esporte ''hostil'', hostil é sua falta de conhecimento e baba ovo da Globo...
    aliás, muito melhor ''babar ovo'' para os norte-americanos que são um país de primeiro mundo e que nos proporcionam este esporte maravilhoso, do que babar ovo para a Rede Globo e suas formas de comunicação, que esbanjam porcaria todos os dias a todos os brasileiros que assistem este LIXO de programação, de conteúdo.
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baba ovo dos Estados Unidos, vai ser feliz lá, cara.
      Tá perdendo tempo no Brasil. Baba ovo! rs

      Excluir
  8. Complementando, trata-se de um esporte bem violento. Coisa mais ridícula.
    Para os que comparam ao futebol de verdade, futebol de homem, aquele conhecido no Brasil e no resto do planeta, no futebol americano é quase impossível ver um jogador marcar ponto sem uma agressão física em campo, ainda que esportiva.
    Muito raro se ver os jogadores atravessarem o campo de ponta a ponta sem conflito físico, sem faltas, sem agressões próprias do esporte.
    No futebol também há lesões e faltas, mas o número é bem menor comparado a esse futebol americano.
    Antes beisebol ou basquete do que futebol americano. o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc já ouviu falar de Rugby, pelo menos?

      Excluir
    2. Responde ai amigao, ja ouviu falar de Rugby??? Tu nao entende nada de esporte fera. Vai jogar sua peladinha ai na esquina. Todos os 20 principais clubes do Brasil estão devendo e muito. Futebol eh a boa pro pais mesmo. Mostra um monte de negligencia financeira e ta ai, comendo nosso dinheiro na linda copa que vamos ter. E eh nos que babamos ovo. Gosta da FIFA e da CBF, baba ovo ai enquanto a globo controla ateh a tua vontade de entender de esporte. Pq tu nao entende merda nenhuma

      Excluir
    3. Claro que já. Rugby é a merda do FA sem proteção, com regras mais permissivas, mais ridículo ainda.

      Bando de baba ovos dos EUA, puts!!!

      Reclama do futebol, mas na época da copa do mundo vão ligar a tv, né? Hipocrisia, a gente vê por aqui. rs

      Excluir
    4. Continua assistindo seu futebolzinho aí cara, vendo os resultados várias vezes manipulados aí cara, vendo essa desorganização impregnada no Brasil cara, vai ver os 90 minutos de muita emoção aí cara, torcer pro seu time e ficar enchendo o saco dos outros no trabalho aí cara, vai lá pagar de comentarista e muito entendido de esportes aí cara. Sem desrespeitar o futebol, que é preferencia mundial, é um esporte divertido e tal. Eu pessoalmente não vejo mais graça, só assisto a seleção brasileira pq gosto muito. Agora em termos de complexidade, coletividade, atletismo, inteligência, execução e emoção, o futebol americano não tem concorrentes. Quanto à agressividade, vc assiste UFC, torce pro Anderson Silva nas lutinhas né?! Então não me vem com essa seu hipócritazinho desinformado de merda. Melhor ser "baba ovo de americano" que um ignorante que fica empentelhando um tópico muito útil e bem discursado. Seu nick é perfeitamente ofensivo e xenofóbico. E eu serei ofensivo com você, seu incipiente.

      Excluir
    5. antiamericano, não fale do que você não sabe, eu nunca vi sua mãe pra mim fala que ela é feia, você fez o mesmo com o FA, nunca viu e ta falando merda, eu amo futebol( soccer) serio mesmo, mas o Football, o gridiron, FA, é um xadrez meu amigo, inteligencia, estrategia, habilidade coletividade e é claro força, e muita emoção, um jogo de FA pode ter certeza que é mais emocionante que um jogo de soccer, agora, se você gosta de uma emissora marçonica que esta fazendo despaçho meia noite, que sacrifica uma criança para que sua nova novela seja um sucesso, aonde apoiou uma ditadura, onde te mostra a sombra da verdade, aonde diz que o povo é o vilão de tudo, você apoia um futebol aonde tem tapetão, aonde não tem infra estrutura, aonde tem um bando de marginal nas bancadas, onde um torcedor morre a tiros pauladas etc.. nas ruas pelo rival longe mesmo dos estádios, na boa mesmo, você sim é um alienado, vai assistir a premier League e não fale do que você não sabe, porque eu não te conheço mas acho que você é um viado !!! ( foi o mesmo que fez)

      Excluir
    6. GABRIEL TEIXEIRA, não perco meu tempo assistindo MMA.
      Tarde da noite. Enquanto vocês ficam assistindo machos de shortinho se agarrando no octógono eu desfruto da vida com a família, amigos e namorada.

      #nãosejababaovodosEUA

      - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

      IRWING MELBOX, deixa de ser alienado. Gosto menos da Rede Globo que vocês.

      Excluir
    7. Ué, e o "futebol de homem" não tem suas próprias agressões? O carrinho, o "jogo de ombro", segurar na área...

      Excluir
    8. Babou babou falando que devemos peneirar as informações dadas pela mídia, mas foi hipócrita o suficiente pra cair como um pato nas informações incompletas e intencionais dada pela globo. Aposto o que quiser que você, Rafael, jamais assistiu um jogo de Futebol Americano, por isso ta na efemeridade de expor só os contatos do Futebol Americano, em vez de mergulhar na verdadeira essência do esporte. E não nesse comentário, mas em outro, você falou muita merda sem saber de nada "3°) O Brasil não tem estrutura para o futebol americano. Aqui não tem time que presta." Pf. Se liga nisso aqui então: http://touchdown.net/ e http://afabonline.com.br/new/ . Já pelo menos ouviu falar disso? Procurou saber antes de se esconder no anonimato e falar merda ? Temos mais de 60 times muito bem estruturados no Brasil que participam de dois campeonatos nacionais transmitidos pela televisão. Falar do que não sabe é fácil, fica uma dica pra ti, critique só o que você sabe pra não passar vergonha com esse comentários retardados.

      Excluir
  9. O pior de tudo isso, é que tem gente que não sabe de nada, não acompanha nada, e não deve nem saber o que é futebol americano querer dar palpite.ESPORTE HOSTIL( ta sabendo bem amigão- Rafael Antiamericano). O ufc é um esporte completamente amigável onde os atletas se abraçam e cumprimentam os familiares dos atletas adversários sem nenhum tipo de violencia.O futebol de bola redonda a mesma coisa, nunca existiu nenhuma violencia em estadios ou até mesmo no gramado.Quem ta babando ovo aqui é você, pra um país igual ao brasil.Se informe pra depois abrir essa boca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1°) Honre sua pátria, seu sem noção. Se você não gosta daqui e não tem interesse em mudar, vive só de mimimi, então vai babar ovo para os norte-americanos lá na terra deles, seu alienado.

      2°) Assistir FA atrofia o cérebro, por isso que tem alguns aí com essa ignorância e por conta disso essa modalidade de suposto esporte não vai pra frente.

      3°) O Brasil tem inúmeros problemas (incontáveis), mas é o meu país. Pare de se lamentar pela ditadura, pelo tempo da escravatura, pelo tempo que sua mãe trabalhava na casa vermelha, e SEJA A DIFERENÇA QUE VOCÊ QUER VER NO MUNDO.

      Abs, meu jovem! Fica na paz. =]

      Excluir
    2. Desde quando gostar de futebol americano é ser baba ovo? Gostar do esporte por ser o mais estratégico do mundo, ser o que permite que jogadores de diferentes biotipos possam jogar (E CONVIVAM DIREITO), ser imprevisível não é ser baba ovo de americano.

      Mas não gostar porque os americanos gostam é ser otário.

      Excluir
  10. Nossa Rafael, que bacana seu comentário... É bom conhecer leigos de vez em quando..

    Realmente, o futebol americano é pouquíssimo popular no Brasil, talvez seja por isso que o SuperBowl foi o programa mais assistido em 2013 na tv a cabo, que é a final do Futebol americano.
    O resto do mundo conhece o verdadeiro futebol? Que legal...
    Então me explica porque Canadá, Japão, China, Nova Zelândia , Irlanda, África do Sul, Austrália, Suécia, Suíça não tem o "verdadeiro" futebol como esporte nº1...

    Álias você conhece a Inglaterra? Sabia que a NFL já faz jogo lá a anos?
    E que todas as vezes 90 mil pessoas lotaram o Wembley Stadium em todas as vezes? E em alguma delas tinha clássico europeu passando? E a audiência ficou bem dividida...

    A NFL é fortissima no Canadá, os jogos tem audiência monstruosa. E a CFL que é a liga canadense, a final da Grey CUP é lider de audiência.E no México desde a década de 1970 o futebol americano é forte lá. Quer um exemplo? Episódio do Chaves com o professor explicando pros alunos como se joga o esporte.

    Então, parabéns pelo seu comentário, se mostrou muito leigo e só provou que não sabe nada do que está falando...A propósito, nenhum jogador da NFL morreu dentro de campo em vários anos de liga. Já no futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usar Chaves pra explicar a potência do FA foi ótima, tão ótima quanto usar Chaves pra explicar a potência da Tourada, vez que também já se passou episódio deles brincando disso também.
      Como foi infeliz seu comentário. rs
      Deveria ter ficado quieto.
      FA nunca chegará a ser do nível do futebol. Até peteca é mais popular. rs
      Você usa dados inusitados, de vez aqui e aculá. A maior audiência vem realmente das finais, oras. Isso é de praxe.
      Engraçado que no decorrer da temporada a audiência e o público dos estados são bem fracas e essa foto de fundo da página ilustra o que eu digo. Basta olhar e analisar o estádio vazio.
      Pare de babar ovo para os Estados Unidos só um pouquinho vai.

      Excluir
    2. "Engraçado que no decorrer da temporada a audiência e o público dos estados são bem fracas". Serio?Serio mesmo que vc escreveu que a audiência e o público nos estadios sao bem fracas?Ja pesquisou?Por acaso você sabia que a maioria dos times da NFL ja tem os ingressos de todos os jogos dos proximos 3 anos vendidos?E no futebol a média de publico por partida nos estadios chega a quanto?25mil pro recordista?Estadio lotado em jogo com 15cm na neve?No futebol aqui no brasil tem isso?

      Excluir
    3. kkkkkkkk analizar uma foto de pré-jogo é facil né, isso deve ser tipo umas 2 horas antes do jogo, aqui vai um conselho o Antiamericano, vai pra sua cama, toma um copo de nescau e vai ver sua novela, porque tudo que tu falou nao passou de pura babaquisse e estupidez, inclusive me lembrando os evangélicos fanaticos .....

      Excluir
  11. As transmissões da ESPN são excelentes. Precisamos da GLOBO?

    ResponderExcluir
  12. É Complicado ter uma opinião sobre isso , mas é um fato que o Futebol Americano vem crescendo muito no Brasil , eu mesmo sou Apaixonado por Futebol Americano e NBA . NHL. Mas eu mesmo ja fui igual todo mundo , que nunca tinha assistido 1 Jogo de NFL e não gostava eu achava NFL jogo de retardado a uns 4 anos atras.Mas o fato é não podemos culpar a Globo , a Globo é uma empresa e transmitir um Esporte que pode durar até 4 horas em um Esporte que ainda é precóce no Brasil é complicado para eles. Mas é um fato que se a Globo começasse a transmitir NFL , sem sombra de Dúvidas a NFL cresceria e muito no Brasil , mesmo eu não gostando da Globo isso seria Bom pro futebol americano no Brasil. Mas só que como eu disse o FA é Precóce ainda e o Brasil podemos dizer não tem estrutura nenhuma para o Futebol Americano , Diferente até do Baskett que é bem popular aqui e em toda escola tem quadra de Baskett o Futebol americano é preciso de equipamentos e entre outras coisas complicadas , então é dificil. Mas seria maravilhoso o futebol americano crescendo mais no Brasil , mas acho dificil ,esse crescimento vai vir de pouco em pouco.

    ResponderExcluir
  13. Ta certo comparar o Futebol Americano com o Futebol Brasileiro...

    Nos estádios americanos não existem separações para os torcedores e todos convivem em harmonia, mesmo seu time perdendo, algo impensável no Brasil... Tenta deixar duas torcidas, como Palmeiras e Corinthians, Flamengo e Vasco, Inter e Gremio (somente exemplos) juntas e vc vai ver muitas mortes...

    No futebol americano, todos os times tem suas punições, alias severas, o que inibe atitudes ruins, mas acabado o jogo, o resultado é o que prevalece, não existe STJD pra tirar os pontos de um time e por o Fluminense no Super Bowl...

    Existe o DRAFT, para equilibrar todas as equipes, de forma a fortalecer o esporte..

    Os clubes pagam salário milionários e arcam com seus compromissos, não ficam dependendo de perdão financeiro ou deixando de pagar, igual muitos clubes brasileiros, pq lá um clube é uma empresa e não uma agremiação publica de administração privada, igual no Brasil...

    Não temos estrutura pra isso? Realmente, não temos, mas não é por questões financeiras, porque o dinheiro pode-se perceber pelos ultimos anos que temos, mas sim por questões educacionais/judiciais. Quando um time pode fazer qualquer coisa e e seus dirigentes não receber nenhuma punição civil... Quando um torcedor por marcar brigas pela internet e não ser preso ou pior, levar a morte de outro... Enquanto isso ocorrer aqui não temos o que comparar, pq estamos muito longe de qualquer coisa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí, meu caro, já não se trata do esporte em si, mas sim das torcidas.
      O mesmo que aconteceria entre as torcidas Palmeiras x Corinthians aconteceria no FA aqui no Brasil se a paixão fosse a mesma.
      A questão já vai do país/torcida. Nem futebol nos EUA tem a pancadaria que aqui tem. É falta de policiamento, falta de política severa com o torcedor, falta de segurança/monitoramento nos estádios, etc.

      Lá na Europa o desenvolver financeiro dos clubes também é diferente do Brasil. Cada um tem seus saldos e dívidas, mas aqui é farra, é tradição ter essas bagunças.

      Excluir
    2. Prezado gosto do Brasil, porém o Futebol Americano abriu muitas portas para muitos atletas, um deles que eu posso citar de cabeça é Ricardo Schultz Martins, jogou no Cuiabá Arsenal e no Curitiba Predadores, logo foi para o EUA com uma bolsa esportiva para Saint Thomas More School teve ótimos resultados e foi escolhido para jogar na Acadia University top 3 universidade do Canadá e se não me engano o cara esta cursando medicina. tudo isso praticamente pago pela bolsa esportiva que ele ganhou graças ao Futebol Americano.

      Me desculpe dizer mas é a minha opinião, referente as redes televisivas, rede globo tentou ter os direitos te transmissão da NFL mas não conseguiu e rede bandeirantes (BAND) conseguiu assinar o contrato de transmissão porém perdeu por não cumprir as normas impostas no contrato.
      Sabemos que quase todas as redes nacionais não são boas, sim disso sabemos e muito!!!

      Mas você esta muito equivocado em dizer que todos os atletas de F.A. são retardados. No post "retro" você explanou que "Aí, meu caro, já não se trata do esporte em si, mas sim das torcidas.
      O mesmo que aconteceria entre as torcidas Palmeiras x Corinthians aconteceria no FA aqui no Brasil se a paixão fosse a mesma."

      Sou de Santa Catarina, houve uma temporada que um atleta de F.A. de lesionou muito grave por erro próprio, ele é autônomo e não tinha dinheiro para paga um plano de saúde, todos os times de SC e mais alguns de outros estados ajudaram esse atleta para poder pagar as despesas com hospital, teve que ser particular pois o nosso famoso S.U.S. não pode ajudar.

      Eu imagino que você não tenha visto um ato igual a esse no SEU IDOLATRADO FUTEBOL BRASILEIRO, desculpa meu caro eu já havia me esquecido que a grande maioria dos clubes brasileiro de futebol soccer nem si quer pagam o salário de seus atletas.*

      *obs.: eu mesmo presenciei reclamatórias trabalhistas de Ex-jogadores de clubes de futebol soccer, utilizando a "justiça brasileira" para poder receber e se isso acontece-se com você aposto que você faria o mesmo.

      Repito gosto do Brasil mas não suporto que o rege, hipócritas e ignorantes são que não conseguem enxergar a manipulação deles.

      Meu caro temos uma das melhores constituições do mundo, a melhor CLT do mundo e você sabia disso?

      Sabia que tudo isso que você disse neste site infringe algumas normas do direito internacional?

      Pois bem penso não! sugiro que pratique mais esporte, cuide mais da sua vida e bem estar do que ficar degustando os ovos de outros.

      Sem mais

      Benassi.

      Excluir
    3. WILLIAN NICOLAU, conheço nossa legislação muito mais do que você possa imaginar. Lembre-se que as normas internacionais tem força supraconstitucionais, isso quando adotadas no nosso ordenamento jurídico. Elas não estão acima da nossa bem aventurada CF/88. Nossa Constituição teve uma boa intenção, a melhor de toso os tempos que já houve no nosso país, mas ainda há pecados nela no que se refere as normas de eficácia limitada, tanto nas de princípio institutivo quanto nas de princípios programáticos (teoria do ilustre José Afonso da Silva).
      Nossa carta política peca também na perseguição de seus objetivos fundamentais. No mais, gosto muito dela.

      Ainda juridicamente falando, o maior artigo do mundo, o qual se encontra na nossa magna carta (artigo 5°), traz um inciso referente a proteção ao direito de LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Apenas exerço-o. Tenho o direito de opinar, de me expressar, de dizer que não gosto, de criticar, etc. Direito meu exerço eu. E o mesmo vale para você e os demais aqui. Quem me rebate, critica ou exalta o F.A.. Opinião pessoal. Ponto.

      Além do mais, as normas internacionais, como você bem sabe (ou pelo visto não sabe) regulam as ações do ordenamento jurídico EXTERNO, e não interno (de cunho nacional). Então essa queda de braço você já perdeu antes mesmo de começar.

      Então não me venha com ladainhas e vá estudar um pouco antes de discutir Direito comigo. Pare de assistir F.A. um pouco e vá ler um livro que você ganha mais.

      Excluir
    4. Continuando...

      Quanto a nossa CLT ela está totalmente defasada, visto que já possui mais de 70 anos de idade. Sendo que o que a mantém viva são as súmulas e OJs.
      O sistema celetista funciona. Sua celeridade é boa. É o melhor campo jurídico que temos na minha humilde opinião, mas ainda há trabalho a se fazer para aprimorar seu campo prático de atuação.

      Quanto a buscar a justiça trabalhista para o acerto das contas com os atletas, o que tem de mais? Aplicação da nossa CF/88 de novo. Direito de ação. Todos possuímos, oras.

      Espero que você não seja da área jurídica, pois foi vergonhoso seus comentários. Invocar legislação internacional para os comentários no blog foi vexatório. rs
      Podia ter dormido sem essa.

      Excluir
    5. Finalizando...

      Quanto ao caso do atleta lesionado no F.A. em SC, isso foi uma atitude humanitária, muito comum no coração daqueles que tem Deus como guia. Isso foi louvável. Isso tem em todos os esportes. Solidariedade está em todas as cidades e começa a partir de uma semente plantada por cada um de nós.

      Você invocar esse exemplo pra achar que FA é superior é o mesmo que eu invocar os jogos de futebol promovidos por estrelas todos os anos em troca de arrecadar alimentos para formar cestas básicas para a população carente. Isso foi só um exemplo. Totalmente desnecessário citar isso. Isso está acima do esporte. Isso está num ato de fé, de humanidade.

      Agora não me venha com dor de cotovelo porque eu não curto esse esporte e o acho hostil e ridículo. Onde ganha quem agride mais o outro time. rs

      Opinião minha. Agora sou obrigado a gostar de F.A.? Haja paciência. rs

      Engraçado que os que criticam aqui vão estar todos ligados na Rede Globo assistindo a copa do mundo, né? Quanta hipocrisia... rs

      Excluir
    6. "Agora não me venha com dor de cotovelo porque eu não curto esse esporte e o acho hostil e ridículo. Onde ganha quem agride mais o outro time. rs"

      Depois dessa, CHEGA! O objetivo do esporte não é quebrar os jogadores adversários. Isso não é a porra duma queimada no qual os pontos são os caras que você tira de campo. O objetivo do jogo é simples: você MARCAR MAIS PONTOS QUE O ADVERSÁRIO.

      Admita duma vez que você não gosta, não quer gostar e seja feliz. Agora, vir dizer que ganha quem quebra mais o adversários é pedir pra ser apedrejado. Caso não saiba, os livros de jogadas de um time de futebol americano tem mais de 100 páginas, sendo que TODOS os jogadores tem que sabe-las de cor e salteado. Sem contar os técnicos e coordenadores, que não tem direito à uma "colinha" e precisam saber as jogadas para chama-las durante o jogo.

      Se o seu "hostil" significa "derrubar o outro pra jogada acabar", então vá ver basquete ou vôlei onde encostar no outro é falta (nem o futebol escapa disso).

      PS: durante a Copa, se eu tiver estômago pra ver os jogos, vou passar LONGE da Globo. A cobertura da ESPN (e, se bobear, do Fox Sports) vai ser beeeem melhor.

      Excluir
  14. Concordo com você!
    Adorei o texto.
    Escrevi algo parecido criticando a visão da mídia sobre Hockey no All Habs.net. Chega a dar raiva. Eles não acompanham, não assistem vêem uma partida e se acham os experts :/
    NFL e NHL são esportes incríveis que deixam o torcedor ligado do começo ao fim! Mas é isso mesmo os torcedores de verdade tem que mostrar para os outros o esporte e não deixar na mão da Globo.

    ResponderExcluir
  15. Texto simplesmente sensacional. Ainda veremos o Futebol Americano crescendo muito no Brasil. Quem sabe um dia teremos um publico de Futebol Americano aqui, maior que o do Futebol por la. #Playoffs #GoPatriots

    ResponderExcluir
  16. O cara falou que o público da NFL é ridiculo durante a temporada?

    Já mostrou que não manja nada... Menor média de publico foi do OAKLAND RAIDERS com 50 mil torcedores.

    Tá ai a média pra você
    http://espn.go.com/nfl/attendance

    Agora para de falar merda amigão... Futebol americano é o esporte mais popular dos EUA os caras são apaixonados e no Brasil, vem crescendo de forma absurda.

    http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/futebol-americano-conquista-jovens-e-vira-lider-na-tv-por-assinatura-1612

    "Futebol americano conquista jovens e vira líder na TV por assinatura"

    http://www.cnews.com.br/tvaver/entretenimento/48175/futebol_americano_vira_lider_da_tv_paga

    "Futebol americano vira líder da TV paga
    Esporte começa a fazer sucesso no Brasil"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o publico da MLS é melhor que do Brasileirão. No Brasil ja tem varias ligas Nacionais de Futebol Americano com jogos com 15 mil pessoas assistindo (maior que publico do Fluminense auhsuahsu)

      Excluir
  17. É isso ai cara, tenho certeza que voce vai gostar, no começo é complicado entender as regras e tudo mais, mas se aprende rapidinho, e fica a dica, hoje a noite tem jogo, final do futebol americano universitario, se quiser alguma ajuda com regras e tudo mais pode me add no face blz ??

    ResponderExcluir
  18. Pessoal, deixem o Rafael escolher o esporte que ele gosta mais, assim como nós preferimos o FA. Ele tem o direito de escolher o esporte mais brasileiro de todos, o ... foot-ball... "inventado" pelo.. hã.... Charles Miller né? trazido de onde mesmo? da Inglaterra né?... cuja primeira partida foi Sao Paulo Railway Company x Sao Paulo Gas Company.... Miller jogava de... forward né?

    Um singelo link pra todos, texto de 1921, de Graciliano Ramos, um dos maiores autores brasileiros: http://www.efdeportes.com/efd10/palha1.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso colega jamais disse aqui que o futebol foi inventado no Brasil. Só estou querendo dizer que ele tem o direito de não gostar, e quando não gostamos de algo, qualquer argumento é válido.

      Excluir
  19. Ótimo post! Gostaria de destacar essa frase: " Para a Globo não é interessante transmitir um esporte complexo e onde uma partida pode durar até quatro horas, e é menos interessante ainda que outro canal seja bem sucedido transmitindo esse esporte. Portanto, é melhor criticá-lo e rezar para que a ignorância popular ache que o esporte é uma barbárie medieval."

    Nada me espanta a atitude do portal da emissora. Acompanho a F1 à mais de 7 anos e deixei a pelos menos 4 deles de acompanhar qq notícia deles relacionada à categoria. Esse ano que passou perdemos corridas pela falta de competência em organizar horários que batem com campeonato brasileiro e programações supérfluas da emissora. Sofremos com a exclusividade da transmissão, com os comentários recalcados dos narradores quando "ferem" pilotos brasileiros e afins. Rola, mais que nunca um despreparo incrível para reportagens. Lembro no começo do ano passado de textos e reportagens da Mariana Becker a respeito do retorno de Raikkonen para a categoria depois de duas temporadas no rali, dadas pela sua santa ignorância como duas temporadas fracassadas, com acidentes e capotagens. Conhecimento ínfimo só para desmerecer aquele que um dia foi mais bem sucedido que um piloto brasileiro.
    Quando muito, eles deixam o patriotismo alegando que não há ibope como antigamente - o que pode ser verdade, mas somos punidos com a exclusividade que eles fazem o que querem.

    Pois bem, o tratamento com a NFL não é surpreendente como já vi. Mas me atenho a boa vontade de quem quer acompanhar de forma saudável um esporte como esse (que por sinal, estou apaixonada), meros comentários desse portal nada surte como efeito. Se eles querem ficar com essa mentalidade pequena, que fiquem. A nós ainda cabe a escolha, embora fiquemos cada vez mais revoltados com esse tratamento.
    Bola para frente gente, amando os esportes da forma mais legal que pudermos.

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. Torço veementemente pelo crescimento do esporte no Brasil. Como professor de Educação Física, já estou pensando em implantar o "Flagball" com meus alunos e alunas. É uma forma de espalhar o esporte por aí e de ,quem sabe um dia, vê-lo sendo jogado pelas praças e campinhos. Claro que a intenção não é deixar de lado o futebol da bola redonda, mas é justo que todos tenham acesso ao esporte que lhes bem entender. Em suma, o texto é belíssimo. A Globo perdeu muita audiência sem a UCL por muito tempo, um dia eles vão acordar e ver que um jogo de até 4h pode lhes render uma audiência grande. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadê você quando eu tinha aula de Educação Física? hahahaha

      Excluir
  21. se com esses problemas de concussao a globo nao conseguir diminuir o crescimento do esporte no Brasil, eles vao começar a apelar para "mimimimi FA tá americanizando o povo brasileiro"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num país em que se não quer abrir vias pavimentadas em favelas para "manter o carater popular" e "não transforma-los em classe média", esse argumento iria fazer sucesso.

      Excluir
  22. Galera, esse tal antiamericano tá querendo atenção e vcs estão atendendo o pedido dele.
    Ignorem...
    Ele tem razão e nós que somos ignorantes... #sqn

    Ah, parabéns pelo texto!!!

    ResponderExcluir
  23. Se a Globo notasse um crescimento assim tão grande na audiência de NFL no Brasil, ela simplesmente compraria os direitos da NFL e do Super Bowl e transmitiria em rede nacional, não encontraria nenhum empecilho nisso, a verdade é que apesar da popularidade do Fut.Americano ter crescido no Brasil nos ultimos anos, ainda é SIM um esporte de NICHO se comparado ao gosto do grande público. A audiência desses canais, especialmente da ESPN, vem desse nicho que é em sua maioria composta de pessoas da classe C e B que tem condições de ter TV por assinatura em suas residências.

    ResponderExcluir
  24. Quanto a popularidade dos esportes, esse link abaixo encerra as discussões:

    http://extratime.uol.com.br/qual-o-esporte-mais-popular-em-cada-parte-dos-estados-unidos/

    SINTETIZANDO - Popularidade de cada esporte no mundo, preferência de cada país:

    Basquete
    Filipinas, Letônia e Lituânia

    Beisebol
    Cuba, Japão, Nicarágua, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, Taiwan e Venezuela

    Críquete
    Afeganistão, Bahamas, Bangladesh, Emirados Árabes, Guiana, Índia, Jamaica, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Trinidad e Tobago e pequenas ilhas britânicas do Caribe

    Esqui
    Áustria e Estônia

    Futebol americano
    Estados Unidos

    Futebol gaélico
    Irlanda

    Hóquei no gelo
    Canadá e Finlândia

    Kick-boxing
    Tailândia

    Luta
    Mongólia

    Rúgbi
    Fiji, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Samoa e Tonga

    Tênis de mesa
    China

    Tiro com arco
    Butão

    FUTEBOL
    >>> TODOS OS PAÍSES DO MUNDO QUE NÃO FORAM CITADOS ACIMA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falácia lógica detectada: apelar para a popularidade de algo para justificar como melhor.

      Excluir
    2. esse grafico é tao real quanto o filme Resident Evil, dizer que o Hockey só é o primeiro esporte no Canada e na Finlandia, Basquete na Letonia, Filipinas e Lituania, ah qual e né, qualquer um que acompanhe qualquer coisa sobre esporte sabe que Russos são apaixonados por Hockey e Africanos por Rugby

      Excluir
  25. O texto pode ser verdade, mas parem de mimimi... a globo passa o que quer.. já que está crescendo tanto, porque band, record e sbt não transmitem... anti-democrático seria obrigar redes de televisão a transmitir algo que um grupo quer.... se está dando audiência naturalmente entrará na mídia.. é uma questão de tempo. Pode até começar com a Rede TV.. mas no final se bombar, sabe quem vai comprar...?? É... a globo. Vide UFC

    ResponderExcluir
  26. Sensacional o texto. Li a publicação do texto no site da globo, achei incrível como eles engrandeceram a lesão e deram tão pouca importância pro jogão que foi o Chiefs @ Colts. Os caras da ESPN, durante as transmissões do domingo, só puderam usar da ironia para abordar o assunto...
    Ainda sobre o desinteresse da Globosat em alguma coisa que não seja futebol ou UFC e afins, temos que lembrar do que é feito com o basquete nacional. O NBB com final em um único jogo, realizado em um sábado às dez da manhã. Gosto do NBB esportivamente falando, só que é bem desorganizado e totalmente à mercê do que a Globo quer. E a Globo não quer tirar o jornal e a novela pra dar importância a final de um "campeonatozinho" que não gera lucro que nem os de futebol.

    ResponderExcluir
  27. Dizem que o Brasil é o país do futebol, mas a rede bobo quer transformar o Brasil no país da novela. Futebol em TV aberta é só domingo e quarta feira meia noite depois do lixo de novela mexicana e ainda quer avacalhar com todos os outros esportes.

    ResponderExcluir
  28. A globo manipula tudo. Fizeram diminuir os pontos no volei pra uma partida durar menos tempo. E quando vai noticiar NFL, quando não é desse jeito, tentando depreciar o esporte, são com notas bem mal escritas e mal informadas. Já que eles não querem dar uma cobertura decente, pelo menos ignora, já que eles não estão fazendo falta para os fãs desse esporte. Quem tá perdendo com isso são eles

    ResponderExcluir
  29. Algum yankee deve ter pego a mãe e a irmã do rafa antiamericano, por isso ele deve estar traumatizado.

    ResponderExcluir
  30. Mais de um ano depois e o esporte só continua crescendo no nosso país ...
    Gosto do Brasil ... Gosto do nosso futebol mais não a ponto de ser hipócrita e não reconhecer que a NFL já e muito mais vista q nossos campeonatos de estádios vazios e sem organização nenhuma ...

    ResponderExcluir